A cidade de Mandaguari vem despontando como uma das melhores Educação da região da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), onde está em terceiro lugar – empatado com a cidade de Itambé, na nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
No recorte do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Yolanda Cercal da Silva teve a melhor nota do Ideb da cidade, com 8,2. A Escola Bom Pastor ficou com 8,0.
Em terceiro lugal ficou a Escola Walter Antunes Pereira com 7,7, seguido da Escola drº Ary da Cunha com 7,2. Fechando a lista aparecem as escolas Francisco Romagnole Jr com 7,2 e Angelina Teixeira Pinheiro com 7,0.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).