A Polícia Militar, através do 2º sargento Andrade, Cabo Carnelossi, cabo Eleine e soldado Caixeta, realizou uma operação que resultou na apreensão de oito motocicletas na tarde deste domingo (8), no Residencial Monte Carlo, em Mandaguari.
A ação teve como foco o combate a encontros irregulares de ‘grau de moto’, onde motociclistas se reúnem para realizar manobras e malabarismos. A operação aconteceu no recém-criado bairro, uma área já conhecida por ser ponto de encontro para tais atividades.
Durante a abordagem policial, diversas motocicletas foram verificadas, resultando na apreensão de oito veículos devido a irregularidades. Os policiais realizaram o cerco e assim todos foram abordados e constado que muitos não possuíam habilitação para conduzir estes veículos, outros já haviam perdido o direito de dirigir, motos que estavam com débitos junto ao Detran.
Além de outras motocicletas que estavam com escapamento alterados para fazer barulho e não possuíam os retrovisores.
Diante dos fatos as motos foram apreendidas e conduzidas ao pátio do 2º Pelotão de Polícia Militar de Mandaguari para a regularização, todos os veículos e seus condutores notificados.
O que é dar grau na moto?
“Dar grau” na moto é uma expressão popular que se refere a uma manobra em que o motociclista levanta a roda dianteira do veículo, mantendo a roda traseira no chão, enquanto está em movimento.
Isso é feito geralmente de forma rápida e abrupta para criar uma impressão visual impactante.
Essa prática é comum em encontros de motociclistas, onde os participantes mostram suas habilidades realizando manobras arriscadas e muitas vezes ilegais.
Embora possa ser vista como uma demonstração de habilidade, “dar grau” é perigoso e pode levar a acidentes graves, além de ser uma infração de trânsito em muitas regiões.