O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio, a campanha surgiu nos Estados Unidos para mobilizar a sociedade para conscientização sobre o tema.
A origem do amarelo como a cor da campanha surgiu após a morte de um jovem de 17 anos, nos Estados Unidos. Mike Emme era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.
Em 1994, Mike cometeu suicídio dirigindo o veículo. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.
A vida pode ser desafiadora e, às vezes, as emoções se tornam um peso difícil de carregar sozinha. Lembre-se: pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas de coragem.
Quando você fala sobre o que está sentindo, abre espaço para ser acolhida, para ser ouvida. Você não precisa passar por isso sem apoio. Buscar ajuda é o primeiro passo para o autocuidado e a recuperação.
Seja por uma amiga, um familiar ou um profissional, o importante é não guardar tudo para você.
Peça ajuda. Não se cale. Você é importante.
Veruska Betioli de Carvalho é psicóloga, CRP 08/07009-1 – Especialista em clínica. Membro do Grupo de Estudos do drº Ivan Capelatto (GEIC) desde 2010