Os funcionários do Hospital Metropolitano foram convocados para retornarem ao trabalho nesta segunda-feira (16). A unidade está sob intervenção judicial desde o final de Outubro, quando suspendeu os atendimentos devido a uma interdição da Vigilância Sanitária.
No início do mês de novembro, a junta interventora nomeada pela justiça dispensou todos os funcionários, orientando os mesmos a se manterem de sobreaviso, para eventual convocação. Na última sexta-feira (13), a convocação foi feita e todos se reapresentaram na manhã desta segubda-feira (16) para dar início ao processo de reabertura da unidade.
No comunicado distribuído aos funcionários, a direção informou que os atendimentos deverão ser retomados na quarta-feira. “Na segunda-feira vocês devem voltar. Não haverá atendimento, vamos organizar os setores, serão repassadas orientações sobre os novos protocolos e sobre a segurança” diz trecho da convocação.
A junta interventora do hospital conseguiu regularizar os atrasos salariais do Metropolitano e avalia que até o mês de maio de 2025, a unidade estará em pleno funcionamento. O interventor, Rogério Vanderlei Kuntz, apresentou um relatório à Justiça, com o levantamento da situação financeira do hospital e um plano de trabalho para sua recuperação.
Durante audiência pública realizada no final de novembro, o interventor revelou que a dívida do hospital ultrapassa R$ 117 milhões. O comando do hospital está sendo disputado por dois grupos empresariais, que brigam na justiça. Os antigos proprietários acusam os atuais proprietários de calote e buscam retomar o controle da instituição.
PingaFogo Notícias – Foto: Laudecy Junior / Nininho