O lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná, que inclui a Praça de Pedágio de Mandaguari, deve ir para Leilão em 2025, podendo entrar em atividade no segundo semestre do próximo ano, é o que indica o Ministério dos Transportes e o Governo do Estado do Paraná.
Com extensão de 628 km, inclui trechos das rodovias federais BR-272/369/376/PR e estaduais PR-182/272/317/323/444/862/897/986. O Lote 4 faz a ligação de Cornélio Procópio a Guaíra, passando pelas cidades de Londrina, Maringá e Umuarama. O trecho também conecta Maringá a Diamante do Norte, no noroeste do estado do Paraná.
O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 8,3 bilhões, durante todo o período de concessão, contemplando a duplicação de 176 km de rodovia, a implantação de 157 km de faixas adicionais, 44 km de vias marginais, 49 km de acostamentos, além da correção de traçado de 2,5 km de via. Estão previstos 59,2 km de obras de contorno em Itaúna do Sul, norte de Londrina, Nova Londrina e sul de Maringá. É prevista, também, a implantação de 101 interseções em desnível, 1 viaduto, 1 ponte, 33 retornos, 56 passarelas, 50 obras de arte especiais, além de 50,5 km de ciclovias.
Além de contar com expressivos investimentos, o projeto prevê desconto de 5% para quem usa o serviço de cobrança automática por veículo conhecido como “tag”, além do Desconto de Usuário Frequente (DUF), que resulta em uma redução progressiva no valor pago de pedágio ao longo de 30 dias para quem utiliza o mesmo trecho diariamente.
O contrato incorpora melhorias regulatórias desenvolvidas recentemente pela ANTT, como o aperfeiçoamento da alocação de riscos do projeto, a mitigação de riscos de receita tarifária e de risco cambial, além da possibilidade de assinatura de Acordo Tripartite entre concessionária, financiadores e ANTT, com vistas a tornar o projeto mais atrativo para os agentes financiadores.