Temperatura agora em Mandaguari:

Temperatura em Mandaguari:

Obras no Trevo do Catuaí em Maringá: Prefeitura anuncia mudanças de rotas e novos semáforos

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que haverá alterações de rotas no trecho do Trevo do Catuaí a partir do próximo domingo, dia 2 de fevereiro. As mudanças são necessárias devido à nova fase da obra do trevo, realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), e que tem conclusão prevista para setembro deste ano.
Nesta nova etapa, que inclui o rebaixamento deste trecho da Avenida Colombo, há necessidade de interdição da rotatória, instalação de semáforos temporários e mudança de sentido de vias da região (confira abaixo as mudanças e as rotas alternativas).

As mudanças foram apresentadas nesta segunda-feira, 27, durante coletiva de imprensa realizada pelo município. Participaram da coletiva o prefeito Silvio Barros, a vice-prefeita, Sandra Jacovós, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, além do superintendente da regional noroeste do DER, Darlan de Paiva Santana. 

Todos destacaram que o principal, neste momento, é a compreensão e paciência da população, visto que a obra é muito esperada pelo município. Entre as orientações fundamentais, foi pedido que a população evite utilizar o trecho ao máximo e trafegue com o auxílio de GPS.

Interdições devem durar cinco meses
O prefeito Silvio Barros afirmou que as interdições são necessárias para a evolução das obras do novo Trevo do Catuaí. “Teremos alguns transtornos, mas as obras são fundamentais para a resolução de um gargalo da nossa mobilidade. Orientamos que as pessoas evitem ao máximo este trecho, busquem rotas alternativas e consultem os aplicativos de rotas. Também reforçamos o pedido para que os motoristas saiam mais cedo de casa, tenham paciência e conduzam o veículo com atenção e cautela”, disse. 

Segundo o prefeito, estão sendo realizados reuniões com os aplicativos de rotas para que os caminhos alternativos estejam à disposição dos usuários antes mesmo do dia 2 de fevereiro.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, explicou que as alterações de rotas foram elaboradas pela Semob em conjunto com o DER-PR, órgão responsável pela obra, com base em estudos de engenharia de tráfego. Ele reforçou que as intervenções foram planejadas para garantia da segurança viária no trecho. “Todo o trecho está recebendo a sinalização, com instalação de placas, semáforos e sinalização viária. Os agentes da Semob também estarão no local até que as mudanças sejam absorvidas por quem utiliza o trecho e vamos reforçar o trabalho de educação no trânsito”, afirmou. 

O superintendente regional do DER-PR, Darlan de Paiva Santana, explica que as alterações propostas foram elaboradas para interferir o mínimo possível no tráfego de veículos. “São intervenções que devem durar cerca de cinco meses e acreditamos que, depois deste período, vamos conseguir liberar o tráfego em cima do viaduto. Nesse período, precisamos ter um pouco de paciência, e orientamos as pessoas a utilizarem o mínimo possível aquela localização para trafegar, principalmente com veículos pesados. Uma das opções é utilizar o Contorno de Maringá”, disse.  Algumas intervenções, porém, serão estendidas além dos cinco meses, segundo o secretário Luiz Alves, que não as especificou. Ele também indicou que outras duas intervenções – já projetadas – podem vir a serem implantadas, caso o planejamento inicial das alterações não corra como o esperado. Segundo o secretário, uma dessas medidas seria a instalação de semáforos na rodovia BR-376/Av. Colombo.

Principais alterações Entre as alterações, está a instalação de semáforos temporários no cruzamento da PR-317 com a Avenida Harry Prochet e no cruzamento da BR-376 com a Rua Pioneiro Geraldino Fernandes Rodrigues.

Compartilhe esse post

Posts de Mandaguari

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos posts